quarta-feira, 3 de março de 2010

Juros: Financiamentos x Aplicações


Porque uma taxa de juros tão alta para quem precisa financiar e tão baixa para quem quer aplicar...
Há muito tempo vejo o nosso nobre vice presidente Jose Alencar gritar aos quatro ventos quanto a necessidade da diminuição e estabilização das taxas de juros, pois, assim impulsionaria o desenvolvimento do País. Ao mesmo tempo ouço economistas afirmarem que a queda da taxa de juros causaria um desequilíbrio enorme na economia fazendo brotar novamente a inflação.
Para nós, meros mortais, fica confuso... Mas vamos tentar analisar:
A Caderneta de Poupança paga em uma aplicação aproximadamente 1% am (12% aa), se você entrar no juro do cheque especial ou fizer algum financiamento, vai marchar com aproximadamente 9% am (108% aa). Parece ser uma conta um tanto quanto absurda, quanto emprestamos nosso dinheiro para os bancos, esse tem peso de latão, quando o banco nos empresta tem peso de ouro.
Essa disparidade entre aplicação e financiamento, concordo com Jose Alencar, não pode ser tamanha, uma reformulação atrelando em duas ou três vezes a taxa cobrada à taxa paga pela poupança levaria a um choque na economia sim, mas um choque positivo, pois, toda a população teria a possibilidade de adquirir bens de consumo, fato que não traria prejuízos aos banqueiros, pois, os financiamentos cresceriam enormemente, sem contar o reflexo no crescimento do comércio, da produção e principalmente na geração de empregos.
Vamos escolher bem nossos representante e pressiona-los quanto as reformas que possibilitem gerar beneficios para a grande maioria da população...

Um comentário:

  1. É meesmo!
    sou a favor da queda da taxa de juros!
    (nem ai pros juros quero os video-games novos! mas se isso facilita, eu to dentro!)

    ResponderExcluir